/
Normas para submissão de trabalhos

Normas para submissão de trabalhos

Cronograma

Prazo para envio de trabalhos: 25/07/2023
Divulgação dos trabalhos aprovados: 10/08/2023
Envio do pôster digital: 21/08/23

Voto popular

Os pôsteres em exposição no congresso concorrerão a premiação pelo voto popular, essa votação será pela plataforma online, clique aqui e vote.
A votação esta liberada somente para inscritos no XIV Congresso Gaúcho de Psiquiatria, utilize o e-mail cadastrado em sua inscrição para acessar a plataforma.

Normas para submissão de trabalhos

1) Prazo para envio:

Os resumos deverão ser enviados impreterivelmente até às 23 horas e 59 minutos do dia 25 de julho de 2023 (horário de Brasília) através do site oficial do evento. Não serão aceitos resumos após o prazo final. A organização enviará aviso de recebimento para o responsável pelo resumo, conforme os dados fornecidos na inscrição do trabalho. Caso não receba aviso de recebimento, favor entrar em contato com no e-mail trabalhos@aconteceeventos.com.br.

ATENÇÃO AUTORES: confiram o trabalho e as informações solicitadas antes do envio final a fim de evitar erros!

2) Submissão de resumos:

Os resumos devem ser submetidos por intermédio do formulário on-line acessado através da sua área restrita após a inscrição no evento. Não serão aceitos resumos encaminhados pelo correio, e-mail ou outro meio senão o especificado anteriormente. Para submissão, clique no botão se submissão, acesse seu login informando e-mail e senha (registrados no momento da inscrição), então siga os passos até concluir o envio do resumo. Serão consideradas somente contribuições científicas inéditas, originais e enquadradas no escopo do Congresso sendo vedado ao autor submeter trabalhos já publicados e pesquisas em fase de planejamento.
Para efetuar a submissão do trabalho, ao menos um autor deve estar inscrito no XVI Congresso Gaúcho de Psiquiatria e o procedimento de inscrição deve anteceder o de submissão.

3) Normas para preparação do resumo:

Serão aceitos apenas resumos escritos em português. O título do resumo deve ser todo em letras maiúsculas. O resumo deve ser escrito em um único parágrafo e deve conter informações pertinentes à Introdução, Objetivos, Material e Métodos, Resultados e Conclusões do trabalho. O número máximo de caracteres para o corpo do resumo é de 2.500 caracteres (contando espaços). O resumo não deve conter figuras, citações bibliográficas, referências e abreviações pouco usuais. No final do resumo, os autores devem incluir a Instituição de Fomento ou declaração de sua ausência. O sistema lhe informará como inscrever corretamente o resumo, sendo que, todos os campos devem ser preenchidos. Cabe ao autor assinalar a grande área da psiquiatria em que o trabalho melhor se situa (Psiquiatria Clínica, Neurociências, Psicoterapia ou Psiquiatria da Infância e Adolescência). Entretanto, a Comissão Científica poderá remanejar o trabalho para outra área se achar mais adequado.

4) Avaliação inicial dos trabalhos submetidos:

Os trabalhos serão analisados pela Comissão Científica. A comissão analisará os trabalhos com base em critérios de qualidade científica e redação. O conteúdo do trabalho submetido é de total responsabilidade do(s) autor(es). Os trabalhos submetidos NÃO serão gramaticalmente e/ou ortograficamente revisados pela comissão. Trabalhos com inconsistências graves serão rejeitados (versões revisadas dos trabalhos serão consideradas, a critério da Comissão
Científica). Após a avaliação dos resumos, estes serão enquadrados em duas categorias: Aprovado e Não Aprovado. Alertamos a todos os autores que verifiquem o status do seu trabalho no site do Congresso.

5) Status e forma de apresentação dos trabalhos:

Findo o prazo de submissão e avaliação dos trabalhos, para saber se o resumo foi aceito ou não, o autor deverá verificar na área restrita o status do resumo. A lista de resumos aprovados pela comissão científica será disponibilizada no site do XVI Congresso Gaúcho de Psiquiatria da APRS até o prazo de 30 dias antes do início do evento. Todos os resumos aceitos serão publicados nos anais do evento, desde que o autor que enviou o resumo esteja com a taxa de inscrição no congresso quitada e o trabalho seja exposto durante o evento. A Comissão Organizadora descartará os Resumos que não atenderem a essa exigência. Todos os trabalhos serão expostos em forma de pôster.

6) Confecção dos pôsteres:

O título do pôster deverá ter no máximo 250 caracteres, incluindo os espaços. O texto do corpo do pôster deve ter no máximo 3500 caracteres, incluindo espaços. O uso de tabelas e gráficos é permitido. Utilizar negrito nas letras, quando necessário.

O título do pôster deve ser idêntico ao do resumo enviado previamente para avaliação. Abaixo do título (deixando uma linha de espaço) em letra menor deverá conter o nome dos autores e suas respectivas instituições. Não serão aceitos textos fora da estruturação solicitada, com redação mal elaborada ou com muitos erros gramaticais.

O pôster deve ser redigido em português e deve ser dividido em:
1. Título, autor(es) e instituição(ões)
2. Introdução
3. Objetivos
4. Materiais e Métodos
5. Resultados
6. Discussão
7. Referências bibliográficas
8. Apoio financeiro

O pôster deverá ser auto-explicativo, obedecendo à dimensão total de 90 cm de largura x 120 cm de altura, tipo Banner.

Os materiais para a montagem e a fixação dos painéis serão de responsabilidade da equipe de organização.

O apresentador é responsável pela colocação e retirada do pôster no local da exposição, cujo espaço estará identificado bem como pelos materiais para fixação do seu trabalho.

7) Voto popular

Todos os autores com trabalho aceito deverão enviar o pôster no formato digital para concorrer ao melhor pôster pelo voto popular. A votação ocorrerá pelo site, onde todos os pôsteres aprovados estarão expostos. 

O e-pôster deverá ser encaminhado para o e-mail trabalhos@aconteceeventos.com.br (ou enviar respondendo no e-mail de aceite do trabalho), envio com data limite de 21 de agosto.

Lembrando que ainda assim é obrigatório fazer a impressão do pôster para a exposição durante o evento, a impressão e colocação no painel é responsabilidade do autor do trabalho.

8) Avaliação Técnica e Apresentação Oral dos Finalistas:

A banca avaliadora de cada grande área (Neurociências, Psiquiatria Clínica, Psicoterapia ou Psiquiatria da Infância e Adolescência) será formada por três sócios efetivos da APRS, quites com suas obrigações associativas, com expertise na área e que não poderão estar concorrendo ao prêmio da grande área que terá sua avaliação.

Previamente serão avaliados os resumos e elencados os finalistas de cada grande área (Neurociências, Psicoterapia, Psiquiatria Clínica, Psiquiatria da Infância e Adolescência) que estarão destacados no site na área de pôsteres e serão divulgados com 30 dias de antecedência no site oficial do Congresso. Os critérios de avaliação dos resumos serão clareza/redação, originalidade, metodologia e relevância.

Os 3 trabalhos pré-selecionados como finalistas em cada grande área deverão ser apresentados oralmente para a banca avaliadora e demais participantes do Congresso. O dia e horário das apresentações será informado por meio da grade final da programação do XVI Congresso Gaúcho de Psiquiatria. Os finalistas terão o tempo máximo de 5 minutos para a apresentação e poderão utilizar slides se julgarem necessário. Após isso, a banca terá mais 5 minutos para fazer perguntas sobre o trabalho apresentado. Os critérios de avaliação da apresentação oral serão confecção do pôster, qualidade da apresentação e o domínio do tema pelo apresentador. Os autores dos trabalhos finalistas que não participarem da apresentação oral ou colocarem o pôster no espaço de exposição serão desclassificados.

9) Premiação

a) Prêmio Ivan Izquierdo:

– Será concedido ao melhor trabalho exposto e apresentado durante o Congresso versando sobre o grande tema Neurociências, inscrito em acordo com as instruções normativas.
– O trabalho será premiado com: inscrição gratuita ao autor principal no próximo Congresso de Psiquiatria da APRS e certificado de reconhecimento do mérito do trabalho.

b) Prêmio Ellis Busnello:

– Será concedido ao melhor trabalho exposto e apresentado durante o Congresso versando sobre o grande tema Psiquiatria Clínica, inscrito em acordo com as instruções normativas.
– O trabalho será premiado com: inscrição gratuita ao autor principal no próximo Congresso de Psiquiatria da APRS e certificado de reconhecimento do mérito do trabalho.

c) Prêmio David E. Zimerman:

– Será concedido ao melhor trabalho exposto e apresentado durante o Congresso versando sobre o grande tema Psicoterapia, inscrito em acordo com as instruções normativas.
– O trabalho será premiado com: inscrição gratuita ao autor principal no próximo Congresso de Psiquiatria da APRS e certificado de reconhecimento do mérito do trabalho.

d) Prêmio Ieda Bischoff Portella:

– Será concedido ao melhor trabalho exposto e apresentado durante o Congresso versando sobre o grande tema Psiquiatria da Infância e Adolescência, inscrito em acordo com as instruções normativas.
– O trabalho será premiado com: inscrição gratuita ao autor principal no próximo Congresso de Psiquiatria da APRS e certificado de reconhecimento do mérito do trabalho.

e) Prêmio XVI Congresso Gaúcho de Psiquiatria:

– Será concedido ao trabalho exposto durante o Congresso que obtiver maior pontuação na votação popular feito por meio do site oficial do evento e que esteja inscrito em acordo com as instruções normativas.

– O trabalho será premiado com: inscrição gratuita ao autor principal no próximo Congresso de Psiquiatria da APRS e certificado de reconhecimento do mérito do trabalho.

A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 02/09/23 durante o encerramento do XVI Congresso Gaúcho de Psiquiatria.