/
Presença confirmada

Presença confirmada

Internacionais

Alexandre Rosa Franco - Estados Unidos

Dinesh Bhugra -
Reino Unido

Hartmut Rosa -
Alemanha

Giovanni Salum -
Estados Unidos

Serge Tisseron - França

Vitor Breda -
Canadá

Nacionais

Aline Wageck - RS

Carla Bicca

Alfredo Cataldo Neto - RS

Amália Buchweitz
Garcez - RS

Ana Luiza
Ache - RS

Bibiana Bolten - RS

Carlos Salgado - RS

Carmen Luiza
C. Fernandes - RS

Caroline Buzzatti - RS

Cláudio Eizirik - RS

Daniel Spritzer - RS

Daniel Luccas Arenas - RS

Débora Schaf - RS

Eugênio Grevet - RS

Elie Cheniaux - RJ

Fábio Caprio Leite
de Castro - RS

Fábio Brodacz - RS

Felipe Barreto Schuch - RS

Felipe Picon - RS

Gabriel Ferreira - RS

Carolina Meira Moser - RS

Idete Zimerman
Bizzi - RS

Ives Cavalcante
Passos - RS

José Diogo - SP

Leandro Timm Pizutti - RS

Lucas Spanemberg - RS

Luiz Dieckmann - SP

Gledis Lisiane Motta - RS

Lisieux Telles - RS

Malu Joyce de
A. Macedo - RS

Marco Antonio
Caldieraro - RS

Marcos Cima - RS

Mariana Vieira Teles - RS

Maurício Scopel
Hoffmann - RS

Pedro Henrique
Iserhard Zoratto - RS

Rafael Bán
Jacobsen - RS

Ruggero Levy - RS

Rafael Massuda - PR

Silzá Tramontina - RS

Silvia Bassani Schuch Goi - RS

Sofia Cid de Azevedo - RS

Thiago Roza - PR

Ygor Ferrão - RS

Eduardo Trachtenberg - RS

Gabriela Martins - RS

José Carlos Calich - RS

Vivian Day - RS

Maria Inês Lobato - RS

Rafael Karam - RS

Sidnei Schestatsky - RS

Maria Carolina dos Santos Rocha - RS

Sylvia Nabinger - RS

Érico Moura

Flávio Kapczinski - RS

Jean Ícaro

Luis Souza Motta - RS

Neusa Rocha - RS

Pedro Victor Santos

Rodrigo Tramontini - RS

Ana Soledade Graeff Martins - RS

Berenice Rheinheimer - RS

Daniel Prates Baldez - RS

Flavio Milman Shansis - RS

Laura Moreira - RS

Marcelo Fleck - RS

Matheus Felippe

Pedro Antônio Lima - RS

Pedro Mario Pan - RS

Viviane Mondrzak - RS

Em breve

Alexandre Rosa Franco

O Dr. Alexandre Rosa Franco é diretor/pesquisador do Computational Neuroimaging Labs do Nathan Kline Institute for Psychiatric Research (Nova York), pesquisador do Child Mind Institute (Nova York), e professor adjunto do departamento de psiquiatria do NYU Grossman School of Medicine. Ele atualmente é um dos líderes de grandes projetos de neuroimagem, incluindo o Rockland Sample e o Healthy Brain Network. Ele também está liderando um projeto para o desenvolvimento de um equipamento de ressonância magnética de 9.4T para pesquisa em humanos. 

O trabalho de pesquisa do Prof. Alexandre coloca em perfeita sincronia os avanços da engenharia em prol da investigação dos mecanismos cerebrais dos transtornos psiquiátricos. Tendo concluído sua graduação em Engenharia Elétrica pela PUCRS e posteriormente seguindo seus estudos nos EUA, ,Prof. Alexandre segue contribuindo, mesmo que a distância, com o desenvolvimento da pesquisa neurocientífica brasileira e gaúcha. 

Poderemos contar com sua participação em nosso congresso na atividade “Avanços no diagnóstico psiquiátrico” a ser realizada no sábado, dia 02 de Setembro de 2023 às 09hs. Juntamente com o Prof. Mauricio Scopel Hoffman (UFSM) e Prof. Lucas Spanemberg (PUCRS) que estarão nessa atividade, convidamos a todos para participarem dessa discussão com a participação online de Alexandre Rosa Franco. 

Dinesh Bhugra

Dinesh Bhugra é professor de saúde mental e diversidade no Instituto de Psiquiatria do King’s College de Londres. Além de possuir longa carreira clínica, acadêmica, Prof. Bhugra contribuiu intensamente para diversas instituições importantes no campo da psiquiatria, tendo sido presidente da Associação Mundial de Psiquiatria (WPA – World Psychiatric Association), presidente do Royal College of Psychiatrists, Fundacao de Saude Mental e Associação Médica Britânica. Sua experiência agregará muito ao Congresso com sua participação em duas atividades científicas. 

Contaremos com a participação do Prof. Bhugra na atividade “Mudança ambiental e mudança mental: uma urgência postergada”, na qual ele apresentará sua fala: Geopsiquiatria: determinantes geopolíticos em saúde mental e contribuirá para a discussão ao final da atividade. Além disso, teremos sua participação na atividade  “Psychiatry in a changing world”(Psiquiatria em um mundo em transformação) que também contará com a participação num amplo debate sobre esse tema com os Professores Marcelo Fleck e Flávio Shansis. Ambas atividades científicas ocorrerão na manhã de sexta-feira dia 01 de Setembro de 2023. Convidamos a todos para discutirem conosco esses atuais e instigantes temas.

Hartmut Rosa

Prof. Hartmut Rosa é professor de sociologia teórica e geral no
Institut für Soziologie da Universidade de Jena, diretor do Max-Weber-Kollegs
em Erfurt, ambos na Alemanha. É mundialmente conhecido por sua teoria da aceleração
social (Aceleração: a transformação das estruturas temporais na modernidade –
2005). Nessa obra, e em outras desenvolvidas a partir dessa, Rosa atrela a
crescente aceleração social como uma característica essencial da modernidade, e
desenvolve essa relação a partir da Teoria Crítica.

Tendo em vista os inúmeros relatos de pacientes em nossos
consultórios, principalmente após a pandemia de COVID-19, sobre como eles
vinham sentindo suas vidas exageradamente mais aceleradas do que eram
previamente, começamos a buscar estudos nessa área. Obtivemos a felicidade de
encontrar a teoria do Prof. Rosa e ao obtermos seu contato fomos presenteados
com o seu aceite para vir presencialmente discutir sua teoria em relação a
saúde mental nos dias de hoje.

 

O XVI Congresso Gaúcho de Psiquiatria “A Psiquiatria no mundo
em aceleração” tem seu título baseado nesse desejo de discutirmos os
impactos da aceleração em nossa saúde mental. Convidamos a todos a virem
discutir conosco e com o Prof. Hartmut Rosa, presencialmente, em Bento
Gonçalves, nos três dias de nosso evento.

Giovanni Salum

Prof. Giovanni A. Salum, médico psiquiatra e professor titular de Psiquiatria e Ciências do Comportamento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no Brasil, também é o atual diretor do programa da Child and Adolescent Mental Health Initiative na Grécia (CAMHI) trabalhando atualmente também como Diretor da Iniciativa de Saúde Mental para Crianças e Adolescentes d Child Mind Institute e Stavros Niarchos Foundation em Nova York (EUA). CAMHI é um programa dedicado a melhorar a capacidade de atendimento à saúde mental de crianças e adolescentes e a ajudar a fortalecer a infraestrutura para prevenção, avaliação e tratamento de problemas de saúde mental enfrentados por crianças e adolescentes em toda a Grécia.

Sua contribuição para o desenvolvimento e aprimoramento da ciência gaúcha e brasileira continua em alta intensidade, mesmo a distância. Contaremos com sua experiência e conhecimento na atividade “Alterações do neurodesenvolvimento e suas repercussões ao longo da vida”. Essa atividade abrirá nosso Congresso, na quinta-feira dia 31 de Agosto de 2023. e contará também com a participação dos psiquiatras e neurocientistas Pedro Pan (UNIFESP) e Raffael Massuda (UFPR). Convidamos a todos para discutirmos o estado da arte da pesquisa e da clínica relacionada às alterações do neurodesenvolvimento contando com a participação ao vivo online do Prof. Giovanni Salum.

Serge Tisseron

Serge Tisseron é psiquiatra e psicanalista francês, doutor em psicologia clínica e o único médico da renomada Academia de Tecnologias da França. Ele é pesquisador associado da Universidade Paris-Diderot. Também é membro fundador e presidente do Instituto para o Estudo das Relações Homem-Robôs. Tisseron é reconhecido internacionalmente pela sua extensa pesquisa sobre o impacto da tecnologia e dos meios de comunicação digitais na psique humana.

Sua vasta obra é composta de livros, artigos científicos, ilustrações e fotografias. Ele escreveu mais de 40 livros e algumas de suas publicações recentes são “Pequeno tratado de Ciberpsicologia”(2018), “O dia em que o meu robô me amará, em direção à empatia artificial”(2015), “A criança, os robôs e as telas: novas formas de mediação terapêutica”(2017). 

Contaremos com sua participação na atividade científica “O direito das crianças na era digital” a ser realizada no sábado, dia 02 de Setembro, a partir das 09hs. Esse tema será discutido pelo Dr. Daniel Spritzer juntamente com a professora Lucrécia Zavaschi. Convidamos a todos para participar da discussão com a participação online de Serge Tisseron.

Vitor Breda

Médico Psiquiatra. Especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica pelo CELG. Mestre em Ciências Médicas: Psiquiatria pela UFRGS. Doutor em Psiquiatria e Ciências do Comportamento pela UFRGS. Postdoctoral Fellowship em Psiquiatria pela Queen’s University (Kingston, ON, Canada). Membro do Grupo de Estudos sobre Adições Tecnológicas (GEAT). Pesquisador do Programa de Déficit de Atenção/Hiperatividade de Adultos do HCPA. Professor de Psiquiatria na Western University (London, ON, Canada).

Aline Wageck

Médica Psiquiatra (HCPA)

Psicoterapeuta de Orientação Analítica (CELG). Doutora pelo PPG em Psiquiatria e Ciências do Comportamento (UFRGS). Membro Aspirante da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA). Ex-Presidente da Associação Brasileira de Candidatos (ABC).

Carla Bicca

Psiquiatra, especialista em DQ/UNIFESP; Terapeuta Cognitiva / Instituto BECK; Diretora da Villa Janus; Vice-Coordenadora da Comissão de Dependência Química ABP; Doutoranda em psicologia PUC/RS.

Alfredo Cataldo Neto

Médico Psiquiatra (PUCRS), Sócio da APRS, Doutor em Medicina (PUCRS), Psicanalista(SPPA) e Professor Titular da Escola de Medicina da PUCRS.

Amália Buchweitz Garcez

É ativista socioclimática e estudante de física na UFRGS. Amália é ativa em movimentos como o Eco Pelo Clima, focando sua luta em justiça climática interseccional.

Ana Luiza Ache

Psiquiatra,
Coordenadora do Departamento de Psiquiatria da Infância e Adolescência da APRS,
Mestrado em andamento em Psiquiatria pela UFRGS

Bibiana Bolten

Médica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Psiquiatra pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Residência em Psiquiatria de Adição pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamento da UFRGS. Professora do curso de Medicina da Universidade Feevale. Coordenadora do Núcleo de Psiquiatras em Formação da APRS.

Carlos Salgado

MÉDICO GRADUADO PELA UFRGS

MESTRE E DOUTOR EM PSIQUIATRIA PELA UFRGS

PSIQUIATRA PELO HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SÃO PEDRO/MEC/ABP

ESPECIALISTA EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA PELA UNIFESP

PESQUISADOR ASSOCIADO DO ProDAH/HCPA/UFRGS

Carmen Luiza C. Fernandes

Médica, graduada na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL-1983), Trabalha como médica no Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) desde 1986. Especialista em Medicina de Família e Comunidade (GHC-1985)) Preceptora do Programa   de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade. Coordenadora do Núcleo de Abordagem Familiar do Serviço de Saúde Comunitária do GHC. Terapeuta de Casal e Família pelo Instituto da Família de Porto Alegre (INFAPA-1992)). Especialista em Saúde Mental Coletiva (pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Mestre em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-2013) Co-Autora da 1º Curso para Capacitar Médicos de Família e Comunidade em preceptoria da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade- Ministério da Saúde-2006. Autora de publicações na área de Saúde Mental e Atenção Primária à Saúde. 

Caroline Buzzatti​

Médica Psiquiatra, psicoterapeuta, professora do curso de formação de psicoterapia do Centro de Estudos Luiz Guedes (CELG), psicanalista pela Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA).

Claudio Eizirik

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1969) e doutorado em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). É Professor Titular aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, membro do corpo clínico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, analista didata da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre e ex-presidente da Associação Psicanalítica Internacional.

Daniel Spritzer​

É médico psiquiatra, especialista em psiquiatria da infância e adolescência (HCPA/UFRGS). Mestre e Doutor em Psiquiatria e Ciências do Comportamento pela UFRGS. Coordenador do Grupo de Estudos sobre Adições Tecnológicas (GEAT). Membro da diretoria da International Society for the Study of Behavioral Addictions (ISSBA). Participa do grupo de trabalho da Organização Mundial de Saúde sobre uso problemático de jogos digitais. Professor da disciplina de Dependência de Tecnologia do Programa de Residência em Psiquiatria do Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP). 

Daniel Luccas Arenas

Médico Psiquiatra da Infância e Adolescência (HPSP e UFCSPA)
Mestre em Psiquiatria e Ciências do Comportamento (UFRGS)
Preceptor dos Programas de Residência Médica em Psiquiatria e Psiquiatria da Infância e Adolescência da UFCSPA/HMIPV (PUCRS)
Diretor de Inovação e Tecnologia da APRS

Débora Schaf

Médica Psiquiatra (UFRGS-HCPA), Mestre em Psiquiatria (UFRGS), Especialista em
Psicoterapia de Orientação Analítica (CELG), Membro Aspirante da Sociedade
Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA), Professora, supervisora e membro da Comissão
de Ensino do CEPSC.

Eugênio Grevet

Professor do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da UFRGS
Professor Permanente da Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamento da UFRGS
Coordenador do ambulatório de TDAH em adultos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Elie Cheniaux

Professor titular de psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCM-UERJ); professor permanente do Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROPSAM-IPUB-UFRJ)

Fábio Caprio Leite de Castro

Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS. Coordena a linha de pesquisa “Fenomenologia e Hermenêutica”. Doutor em Filosofia pela Université de Liège (Bélgica). Formado em Filosofia, Direito e Psicologia (PUCRS). Autor dos livros “A ética de Sartre” (São Paulo: Loyola, 2016) e “Fenomenologia da Depressão: Aspectos constitutivos da vivência depressiva” (Rio de Janeiro/Lisboa: Nau/PUC-Rio/Documenta), além de diversos artigos sobre fenomenologia e abordagens interdisciplinares.

Fábio Brodacz

Psiquiatra e Psiquiatra da Infância e Adolescência pelo HCPA

Especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica pelo CELG/UFRGS

Membro graduado pela Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre

Professor do Curso de formação em Psicoterapia de Orientação Analítica do CELG

Supervisor de Psicoterapia de orientação analítica da residência em psiquiatria do Hospital

Psiquiátrico São Pedro

Felipe Barreto Schuch​

Possui graduação em licenciatura plena em educação física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e mestrado (2011) e doutorado (2015) em Ciências Médicas: Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Coordenador do grupo de pesquisa em exercício físico e saúde mental da UFSM. Orientador de mestrado no Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento e Reabilitação (UFSM). Membro da força tarefa em medicina do estilo de vida para depressão da World Federation of Societies of Biological Psychiatry e da força tarefa em exercício físico e nutrição para o transtorno do humor bipolar da International Society for Bipolar Disorders. Listado como um um dos autores mais citados na área “Psicologia e psiquiatria” nos anos de 2020, 2021 e 2022 na lista da Clarivate/Web of Science. Listado, pelo researcher.com, na segunda posição no Brasil e na 363 posição no mundo no “2022 Rising Star of Science Award”, para todas as áreas do conhecimento. É atualmente editor associado do Jornal Brasileiro de Psiquiatria (JBP), da Frontiers in Psychiatry e do Mental Health and Physical Activity e membro do corpo editorial da Revista Brasileira de Psiquiatria (RBP).

Felipe Picon

Médico Psiquiatra da Infância e da Adolescência (UFRGS), Mestre e Doutor em
Psiquiatria (UFRGS), Pesquisador em Neuroimagem do Transtorno de Déficit de
Atenção/Hiperatividade no Ambulatório de Pesquisa em TDAH em Adultos do Hospital
de Clínicas de Porto Alegre, atual Diretor Científico da Associação de Psiquiatria do
Rio Grande do Sul (APRS).

Gabriel Ferreira​

Possui graduação, mestrado e doutorado em Filosofia. Foi Visiting Scholar na Howard and Edna Hong Kierkegaard Library (EUA) e no Kierkegaard Research Centre (Dinamarca). Foi agraciado com o Junior Faculty Member Award da Fulbright Comission para estágio pós-doutoral na Universidade de Pittsburgh (EUA – 2021-2022). É professor do PPG de Filosofia e do curso de Medicina da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS.

Carolina Meira Moser

Médica psiquiatra (UFRGS-HCPA). Especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica (CELG-UFRGS). Mestre em Ciências Médicas: Psiquiatria (UFRGS). Aluna de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamento da UFRGS. Médica psiquiatra da Divisão de Promoção da Saúde (DPS) do Departamento de Atenção à Saúde (DAS) da UFRGS.

Idete Zimerman Bizzi

Médica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Psiquiatra pelo Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Universidade Federal
do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Psicanalista, Membro Efetivo da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA).
Assistente de Ensino do Instituto de Psicanálise da SPPA.
Membro da International Psychoanalytical Association (IPA).

Professora e Supervisora do Curso de Formação em Psicoterapia de Orientação
Psicanalítica (CEPOA) do Centro de Estudos Luís Guedes (CELG).
Supervisora convidada da Residência de Psiquiatria do Hospital Materno-Infantil
Presidente Vargas, Porto Alegre (UFCSPA/HMIPV).

Ives Cavalcante Passos

Professor do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Permanente do PPG em Psiquiatria da UFRGS (Capes 7). Pós-doutor pela University of Texas Health Science Center at Houston (UTHealth), EUA. Coordenador da residência médica em psiquiatria do HCPA e do grupo Alliance (Artificial Intelligence in Neuroscience). 

José Diogo

Médico formado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Psiquiatra pelo Hospital das Clínicas da FMRP-USP (HC-FMRP-USP). Doutorado em Saúde Mental pela FMRP-USP. Há mais de 10 anos desenvolve pesquisas sobre o canabidiol.

Leandro Timm Pizutti

Médico psiquiatra pela FFFCMPA, mestre em Ciências da Saúde pela UFCSPA, doutor em Psiquiatria e Ciências do Comportamento pela UFRGS, especialista em psicoterapia de orientação analítica pelo CEP de PA e em terapia comportamental dialética pelo Linehan Institute/ Behavioral Tech, membro da equipe DBT POA, professor e teacher trainer em Mindfulness e Compaixão pelo Respira Vida Breathworks.

Lucas Spanemberg

Professor da Escola de Medicina da PUCRS. Preceptor de Residência em Psiquiatria no Hospital São Lucas (HSL) da PUCRS. Professor do Curso de Especialização em Psiquiatria da PUCRS. Professor do Programa de Pós-graduação em Ciências Criminais (PPGCCRIM) da Escola de Direito da PUCRS. Pesquisador do InsCer

Luiz Dieckmann

Médico Psiquiatra, Equipe organizadora Psiqnews @psiqnews

Diretor presidente do Instituto Brasileiro de Farmacologia Prática @eadbipp

Gledis Lisiane Motta

Médica pela UFPel
Psiquiatra pela UFCSPA
Psiquiatra da Infancia pelo HCPA
Mestre em Psiquiatra pela UFRGS

Lisieux Telles​

Professora do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da UFRGS.
Preceptora da Residência em Psiquiatria Forense do HCPA
Vice coordenadora do Departamento de Ética e Psiquiatria Legal da ABP
Mestre em Psiquiatria Forense pela UNL- Argentina
Doutora em Medicina pela UNL- Argentina

Malu Joyce de A. Macedo

Psiquiatra e Psiquiatra da Infância e adolescência (UFCSPA)
Mestre em Psiquiatria e Ciências do comportamento (UFRGS)
Especialista em psicoterapia de orientação analítica (CELG)
Pesquisadora- Programa de Transtornos de Ansiedade (UFRGS) e do Centro Nacional de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (USP/UFRGS).

Dr. Marco Antonio Caldieraro, MD, PhD.

Psiquiatra do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Professor do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamento.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Marcos Cima

Médico (UFCSPA), Psiquiatra (HPSP), Psicoterapeuta (CELG/UFRGS) e Mestre em
Psiquiatria e Ciências do Comportamento (UFRGS)

Mariana Vieira Teles​

Aluna do 4°ano do curso de Medicina na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). É bacharela em Biomedicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). É aluna do curso de pós-graduação em Neurociências e Comportamento da Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atua como coordenadora discente da Liga Acadêmica de Psiquiatria (LAPSIQ) da FURG. É representante da Liga Acadêmica de Cardiologia Dr. Marco Aurélio Fonseca (LAC) na Sociedade Brasileira das Ligas Acadêmicas de Cardiologia (SBLC). Atua como secretária-geral da atual gestão da Associação dos Estudantes de Medicina do RS (AEMED-RS). Atua como colaboradora científica do podcast Tá de Clinicagem (TdC). Fez parte da comissão organizadora do “Sarau das Ligas Acadêmicas” no XIX Congresso Brasileiro de Cardiogeriatria. Integrou a comissão científica das edições XXII e XXIII do Congresso Acadêmico de Cardiologia da SBLC. Fez parte da comissão organizadora da “I Conferência Multiprofissional: Saúde Mental dos Estudantes de Medicina” em parceria com o comitê local da Federação Internacional das Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA Brazil).

Maurício Scopel Hoffmann

Maurício Scopel Hoffmann, médico (Universidade Federal de Santa Maria – UFSM), psiquiatra (Hospital de Clínicas de Porto Alegre – HCPA), doutor em psiquiatria e ciências do comportamento (PPGPSIQ) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Newton research Fellow pela Academy of Medical Sciences. Atualmente é professor adjunto e chefe do departamento de Neuropsiquiatria da UFSM e do PPGPSIQ. Pesquisador na UFSM, UFRGS (projeto Reproducible imaging-based brain growth charts for psychiatry), e na London School of Economics and Political Science, nas áreas de psicometria, harmonização fenotípica, nosologia e epidemiologia psiquiátrica.

Pedro Henrique Iserhard Zoratto

Médico Psiquiatra do Instituto Psiquiátrico Forense; Coordenador do Departamento de
Psiquaria Forense da Associação de Psiquiatria do RS; Especialista em Perícia Médica
pela Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícia Médica

Rafael Bán Jacobsen

Rafael Bán Jacobsen é bacharel em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), escritor, músico, professor e físico da UFRGS. É autor dos livros Tempos & Costumes (Prêmio Açorianos de Destaque), Solenar (Prêmio Açorianos de Literatura) e Uma leve simetria (finalista do Prêmio Açorianos e também do Prêmio Livro do Ano, da Associação Gaúcha de Escritores), além de organizador da obra Por que ler os contemporâneos? Autores que escrevem o século 21 (finalista do Prêmio Açorianos de Literatura, na categoria Ensaio de Literatura e Humanidades). É o atual presidente do Círculo de Pesquisas Literárias e da Sociedade Partenon Literário. Mais jovem membro da Academia Rio-Grandense de Letras, ocupa a Cadeira 29 desta instituição.

Ruggero Levy

Psicanalista, Membro Efetivo e Analista Didata da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre e da IPA.

  • Ex-Presidente da SPPA.
  • Co-chair pela América Latina do Comitê de Programa do 53ésimo Congresso da IPA – Juho de 2023 – Cartagena – Colômbia. 
  • Membro do Board da IPA de 2011 a 2013 e de 2013 a 2015.
  • Chair do Comitê de Working Parties da IPA de 2017 a 2021.
  • Conferencista principal do Congresso da IPA em Buenos Aires em 2017. 
  • Professor e supervisor do Centro de Estudos Luiz Guedes do departamento de psiquiatria da UFRGS e do Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infância e Adolescência (CEAPIA).
  • Autor do livro “A Simbolização na Psicanálise: os processos de subjetivação e a dimensão estética da psicanálise” e de diversos capítulos de livros e artigos científicos publicados em revistas especializadas regionais, nacionais e internacionais, bem como relator e palestrante em diversos eventos científicos nacionais e internacionais.



Rafael Massuda

Médico Psiquiatra e professor de Psiquiatria da Universidade
Federal do Paraná

Silzá Tramontina​

Psiquiatra da Infância e Adolescência- 

Atuação atual Centro Atenção Psicossocial  da Infância e adolescência-CAPSI – HCPA 

Mestre em Clínica Médica – UFRGS 

Doutora em Psiquiatria-UFRGS

Silvia Bassani Schuch Goi

Graduação em Medicina pela Universidade de Passo Fundo (2009) e Residência em
Psiquiatria pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (2013). Especialista em
Psicoterapia de Orientação Analítica pelo Centro de Estudos Luis Guedes (2013).
Doutorado em Psiquiatria e Ciências do Comportamento pela UFRGS (2018).
Preceptora do Programa de Residência Médica em Psiquiatria do HMIPV/UFCSPA.

Sofia Azevedo

Médica pela Universidade Federal do Pará. Residência em Psiquiatria pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Residência em Psiquiatria Forense pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Mestranda no Programa de Pós Graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamento. Vice coordenadora do Núcleo de Psiquiatras em Formação da APRS. 

Thiago Roza​

Médico graduado pela UFPR em 2017, Psiquiatra (2021) e Psiquiatra Forense (2022) pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA/UFRGS). É doutor em Psiquiatria e Ciências do Comportamento pela UFRGS, doutorando no Programa Especial de Cooperação Tripartite em Psiquiatria Translacional do Desenvolvimento (USP, UFRGS e UNIFESP), e pesquisador no Laboratório de Psiquiatria Molecular do HCPA/UFRGS. Thiago H. Roza também é professor adjunto no Departamento de Medicina Forense e Psiquiatria da UFPR. No ano de 2014 completou intercâmbio acadêmico em Neurociência pela University of British Columbia (UBC) em Vancouver, Canadá. Também, no mesmo ano, trabalhou como aluno-pesquisador no Pacific Parkinson’s Research Centre, pertencente ao departamento de neurologia da UBC. É parte do corpo editorial dos periódicos Trends in Psychiatry and Psychotherapy e Debates em Psiquiatria. No ano de 2021, Thiago H. Roza recebeu o prêmio Fellowship Award, da Japanese Society of Psychiatry and Neurology.

Ygor Ferrão

Professor Associado de Psiquiatria da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e Médico Psiquiatra Preceptor no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas. Professor no PPG Ciências da Saúde da UFCSPA. Supervisor do Programa de Residência Médica em Psiquiatria da UFCSPA. Membro do International College on Obsessive-Compulsive Spectrum Disorders (ICOCS) e do Consórcio Brasileiro de Pesquisa em Transtornos do Espectro Obsessivo-Compulsivo (CTOC). Coordenador da Rede Gaúcha de Pesquisa em Transtornos do Espectro Obsessivo-Compulsivo (ReTOC).

Eduardo Trachtenberg

Professor de Psicofarmacologia nas residências e cursos em Psiquiatria Mario Martins, São Pedro, Bruno Born, Vila Nova e Cyro Martins.

Coordenador do Bipp Fellows.

Gabriela Martins

Psicóloga e Mestre em Psicologia pela UFSC, Doutora em Psicologia pela UFRGS, com Pós-doutorado em Educação pela PUCRS. Foi assessora pedagógica na rede privada e professora universitária em cursos de graduação e pós-graduação. Sócia-fundadora da Zelo Consultoria em Educação e Desenvolvimento Infantil, através da qual realiza consultoria e formação de profissionais que atuam em escolas de Educação Infantil. Pesquisadora colaboradora na agenda da primeira infância junto ao Lepes – USP Ribeirão Preto (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social) e do Núcleo de Infância e Família da UFRGS.

José Carlos Calich

Analista Didata da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Atual Diretor do Instituto de Psicanálise da SPPA

Professor do Pós-Doutorado em Psicanálise da Universidade de Nova York (NYU)

Membro do Comitê Científico da Fundação Jean Laplanche – Institut de France – Paris

Coordenador do Working Party sobre Métodos Clínicos Comparados (CCM) da América Latina

Membro Honorário da Associação Mexicana de Psicanálise (APM)

Editor LA do International Journal of Psychoanalysis 2013-2018

Vivian Day

Médica psiquiatra pela UFRGS, psiquiatra forense pela ABP, membro graduado da SPPA, coordenadora e supervisora do CEPOA, diretora de relações com a comunidade e cultura do CELG.

Maria Inês Lobato

Possui graduação em Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1988), mestrado em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é médica psiquiatra do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Professora do Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e coordena o Programa de Identidade de Gênero, supervisora do Programa de Esquizofrenia, da Internação Psiquiátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Participa da equipe de Estimulação Cerebral do mesmo hospital. Coordena Núcleo de Sexualidade da Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul desde 2018. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria Clínica, atuando principalmente, nos seguintes temas: psicoses, Disforia de Gênero (DSM-5-R-APA 2022), sexualidade (Parafilias). Tem atualmente 1234 citações em 91 trabalhos indexados no SCOPUS e com índice H = 23

Rafael Karam

Médico Psiquiatra. Mestre e Doutor em Psiquiatria e Ciências do Comportamento (UFRGS).

Especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica (CELG/ UFRGS). Membro Graduado no Instituto da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA).

Professor e supervisor no Curso de Especialização em Psicoterapia de Orientação Analítica (CEPOA) do CELG/UFRGS.

Professor e supervisor de Psicoterapia de Orientação Analítica na Residência em Psiquiatria do Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP).

Membro do Grupo de Estudos sobre Adições Tecnológicas (GEA)

Sidnei Schestatsky

Especialista em Psiquiatria (UFRGS), Mestre em Saúde Pública (Harvard), Doutor em Psiquiatria ((UFRGS). Professor Titular de Psiquiatria (jubilado) da UFRGS e Coordenador dos Cursos de Formação em Psicoterapia de Orientação Analítica do CELG). Psicoanalista da SPPA.

Sylvia Nabinger

Doutora em Direito de Família pela Universidade de Lyon/França; Consultora Internacional para Infância. Assistente Social aposentada do Juizado da Infância de Porto Alegre. Atualmente atua como Professora da Escola do Ministério Público/RS e do Contemporâneo Instituto de Psicanálise e Transdisciplinaridade. Terapeuta Familiar. Integrante da Laços Ateliê da Infância.

Presidente da Associação Pikler Brasil.

Flávio Kapczinski

É um dos principais autores em psiquiatria e neurociência. É especialista em transtorno bipolar e depressão. Ganhou muitas bolsas e prêmios e está entre os pesquisadores mais citados em todo o mundo. Kapczinski publicou 9 livros e 576 artigos científicos. Seu Ph.D. foi realizado no King’s College London, Institute of Psychiatry, em Londres, Reino Unido. Sua bolsa de pós-doutorado foi concluída em McGill University, no Canadá. Trabalhou como professor convidado em Paris e Houston (Texas). Atualmente é Professor de Psiquiatria da UFRGS, Brasil e Emérito da McMaster University, no Canadá. É membro da Academia Brasileira de Ciências e membro do Royal College of Physicians and Surgeons of Canada. Foi eleito membro titular da Academia Nacional de Medicina. Diretor Fundador do Centre for Clinical Neurosciences, McMaster University

Luis Souza Motta

Médico Psiquiatra pela PUCRS Mestrado em Psiquiatria e Ciências do Comportamento pela UFRGS Diretor de Operações da Hope Neuropsiquiatria

Neusa Rocha

Prof. adjunta do Dep. de Psiquiatria e Medicina Legal da UFRGS; coordenadora e supervisora da residência em Psicoterapia do HCPA; Coordenadora do Grupo de Pesquisa I-QOL (Inovações e intervenções para Qualidade de Vida); Membro da Society for Psychotherapy Research; Vencedora do Prêmio New Investigator Award-ISOQOL; ex-editora da Revista Brasileira de Psicoterapia; ex-presidente do Celg; Diretora de Fomento e Captação de Recursos da FUNDMED; prof. Permanente do PPG em Psiquiatria e Ciências do Comportamento; autora de inúmeros capítulos de livros e artigos científicos nacionais e internacionais; revisora de inúmeros periódicos nacionais e internacionais; orientadora de inúmeros mestres, doutores e pós-doutores.

Rodrigo Tramontini

Médico psiquiatra e psicoterapeuta.

Graduado em Medicina pela UFRGS, com Residência Médica em Psiquiatria pelo GHC. Fellowship em Neuropsiquiatria Geriátrica pelo HCPA. Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo CELG. Mestre em saúde mental e transtornos aditivos pela UFRGS/HCPA. Psiquiatra do Hospital Tacchini de Bento Gonçalves, RS.

Ana Soledade Graeff Martins

Psiquiatra da infância e adolescência

Professora Adjunta do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da UFRGS

Berenice Rheinheimer

-Graduada em Medicina pela PUCRS

-Residência em psiquiatria pelo HCPA

-Especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela UFRGS

-Pós Graduada em Psicoterapia pela UFRGS – CELG

-Mestre em Psiquiatria pela UFRGS

-Preceptora do Programa de Residência Médica em Psiquiatra e Psiquiatria da Infância e Adolescência da UFCSPA-HMIPV

-Membro do Comitê de Prevenção ao Suicídio da APRS

Daniel Prates Baldez

Médico e Doutor em Psiquiatria e Ciências do Comportamento pela Universidade Federal do Rio   Grande do Sul (UFRGS),

Residente em Psiquiatria pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Pós-doutorando em Psiquiatria pela UFRGS, com ênfase em Transtorno Bipolar e Neuroprogressão

Pesquisador assistente no Laboratório de Psiquiatria Molecular do Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Flavio Milman Shansis

Médico (UFCSPA), Psiquiatra (HCPA), Mestre em Bioquímica (UFRGS), Doutor em Ciências Médicas (UFRGS), Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Univates, Coordenador do LAPETS (Laboratório de Pesquisa Translacional em Comportamento Suicida) da Univates, Ex-Presidente da Associação de Psiquiatria

Laura Moreira

Médica psiquiatra e psiquiatra da infância e adolescência pelo HCPA

Psicoterapeuta de adultos, crianças e adolescentes pelo CELG

Marcelo Fleck

Professor Titular de Psiquiatria – Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Chefe do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da UFRGS de 2017 a 2020 e atual chefe substituto. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983), mestrado em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), doutorado em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e pós-doutorado na Universidade McGill (Montreal – Canada) (2014) . Ex-Editor Chefe da Revista Brasileira de Psiquiatria, Membro da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Gradução em Psiquiatria da UFGRS. Coordenador do Programa de Transtornos de Humor do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Coordenador do Grupo WHOQOL (World Health Organization Quality of Life Group) no Brasil, consultor temporário da Organização Mundial da Saúde. International Fellow da American Psychiatric Association. Membro consultor do ICHOM (International Consortium of Health Outcomes Measurement). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade de vida e depressão.

Matheus Felippe

Relações públicas (UFRGS), mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social (Feevale) e especialista em Diversidade Social e Práticas Inclusivas nas Organizações (UniLaSalle). Foi reconhecido pelo terceiro ano consecutivo no prêmio Top Ser Humano da Associação Brasileira de Recursos Humanos/RS (2017, 2018 e 2019) e, em 2022, como o 5º líder de RH mais influente do Brasil pela GOintegro. Em 2023, Matheus entrou na lista dos Top100 em Recursos Humanos no Brasil, pela @rhsummit. Matheus é embaixador do Instituto Ascendendo Mentes e, atualmente, é palestrante, consultor e líder de diversidade e inclusão.

Pedro Antônio Schmidt do Prado Lima

Cursou medicina na Ex Fundação Faculdade de Ciências Médicas de Porto Alegre, atual Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Fez sua formação psiquiátrica na Clinique des Maladies Mentales et de l”Encephale, Centre Hospitalier Sainte Anne, Universite Paris-Descartes

Fez seu mestrado em farmacologia na UFCSPA e seu doutorado em bioquímica na UFRGS

Pedro Mario Pan

Pedro Mario Pan é médico psiquiatria e foi professor adjunto do Departamento de Psiquiatra da Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP). Foi o primeiro PhD formado pelo programa Tripartite de Pós-graduação em Psiquiatria do Desenvolvimento das universidades UNIFESP/USP/UFRGS. Durante o doutorado atuou como pesquisador (Special Volunteer) no National Institute of Mental Health (NIMH) EUA. É coautor de artigos científicos publicados em periódicos como American Journal of Psychiatry, JAMA Psychiatry, Lancet Psychiatry, World Psychiatry e Nature

Viviane Mondrzak

Médico (UFCSPA), Psiquiatra (HCPA), Mestre em Bioquímica (UFRGS), Doutor em Ciências Médicas (UFRGS), Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Univates, Coordenador do LAPETS (Laboratório de Pesquisa Translacional em Comportamento Suicida) da Univates, Ex-Presidente da Associação de Psiquiatria